Brasblog

Brasil terá centro de pesquisas dedicado à indústria 4.0

Novo centro terá como objetivo estimular a adoção de novas tecnologias e melhorar a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor

O Brasil ganhará o seu primeiro centro de estudos e pesquisa voltado para a indústria 4.0. O anúncio da iniciativa foi oficializado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça, que acontece nesta semana, pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, e o governador de São Paulo, João Dória.

Chamado de C4IR Brasil, a entidade é uma parceria público-privada entre o Ministério da Economia, o governo do estado de São Paulo e empresas de atuação global.

Segundo o Ministério da Economia, o novo centro terá como objetivo estimular a adoção de novas tecnologias e melhorar a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor (onde indústrias de um país produzem ou montam componentes para fabricação em outros países), ampliando a competitividade e a produtividade das empresas brasileiras.

Entre as tecnologias da indústria 4.0, o centro pretende estimular a adoção da internet das coisas e o uso da inteligência artificial na indústria. O centro procurará levantar os principais desafios econômicos e sociais para a disseminação desses instrumentos, propondo soluções.

O centro terá sede no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na cidade de São PAulo. A inauguração está prevista para acontecer em maio, durante o Fórum Econômico Mundial para a América Latina.

Da Redação, com Agência Brasil

23/01/2020 às 18h00

Categorizados em: , ,